Quarta-feira, 11 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 23ºC | Máxima: 32 ºC

Dengue, febre chikungunya e vírus Zika são temas de ações nas escolas municipais

Publicado: Data: 03/03/2016 Autor: Ascom

Mais de três mil alunos participam de atividades educativas, como oficinas e palestras sobre como combater o mosquito Aedes aegypti

Por Abdon Barbosa

Alunos das escolas municipais de Araguaína participam nesta sexta-feira, 4, de mais um dia de conscientização de como combater o mosquito transmissor da Dengue, febre chikungunya e do vírus Zika. Ações contra o Aedes Aegypt serão trabalhadas durante todo o dia com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e contará com a parceria de agentes comunitários de saúde do Município.

As ações começam desde a confecção de faixas e cartazes, até a exposição desses trabalhos na frente da escola. Também haverá distribuição de panfletos para os moradores que residem próximo à escola. Ainda estão programadas palestras explicando sobre como o mosquito se desenvolve e apresentação de vídeos.

Uma das escolas que vai desenvolver as ações de conscientização no combate ao mosquito Aedes é a Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá, localizada no Setor Carajás. Na unidade terá apresentações teatrais e oficinas com alunos do 4º ano, além de uma palestra com agentes comunitários de saúde.

Para o diretor da escola, Honorato Ribeiro, conscientizar as crianças na escola é um passo fundamental para que essas ações desenvolvidas possam refletir diretamente na ação da sua família e dos seus vizinhos. "Quando a criança chama a atenção do adulto, ele rende-se a ela.  Trabalharmos ações desde cedo com os alunos é um dos caminhos para combater essa doença", colocou Honorato.

Combate Aedes

As ações de conscientização no combate ao mosquito estão sendo desenvolvidas em toda rede municipal de ensino desde o inicio do ano letivo. Ainda neste primeiro semestre, várias outras ações estão programadas para serem realizadas como forma de mobilizar principalmente as comunidades que residem em áreas com focos de infestação do Aedes.

04/03 – Sexta-feira

8h às 9h30 – Escola Municipal Joaquim de Brito ParanaguáAv. Tiradentes, N° 1715, Setor Carajás

Ação: Apresentação teatral com alunos do 4º ano do ensino fundamental; palestra com agentes comunitário de saúde

8h - Escola Municipal São Miguel, Barra da Grota

Ação: Confecção de faixas com exposição na frente da escola - Impressão e distribuição de panfletos de conscientização para os alunos entregarem às suas famílias.

7h às 9h e das 17h às 18h30 – Escola Municipal Luiz Gonzaga; Residencial Costa Esmeralda

Ação: Conscientização quanto à limpeza de lotes, recolhimento de lixo e combate a todos os focos do mosquito; caminhada com os professores, alunos e comunidade local.

7h30 às 8h - Escola Municipal Domingos Sousa Lemos; Rua das Orquídeas, Setor Jardim das Flores

Ação: Caminhada pelas ruas do bairro com os alunos chamando atenção sobre os cuidados com o mosquito, uso de faixas, cartazes e panfletos.

Publicado: Data: 03/03/2016 Autor:Ascom