Quinta-feira, 27 De Junho De 2019 |    CLIMA: Sol com algumas nuvens. Nao chove. | Mínima: 20ºC | Máxima: 35 ºC

Caravana da Cultura chega a Araguaína

Publicado: Data: 15/07/2015 Autor: Ascom

Durante a passagem do grupo pela cidade, juntamente com o Dimas, ventilou-se a criação de um concurso de talentos sertanejos e a implementação da escola de artes

O prefeito Ronaldo Dimas recebeu nesta quarta-feira, dia 15, o secretário estadual da Cultura, Melck Aquino. À tarde, foi realizada a Conferência Municipal/Intermunicipal de Cultura e Conferência Indígena. A visita de cortesia e o evento fazem parte da Caravana da Cultura, que percorre todo o Estado na intenção de estreitar o relacionamento com os produtores e empreendedores culturais, gestores municipais e, principalmente, com a classe artística.

Os objetivos já foram traçados pela Secretaria de Cultura do Tocantins. “Precisamos conhecer a realidade de cada município, conhecer as demandas da classe artística e planejar projetos futuros calcados nessa realidade. Por isso estamos aqui, para conhecer e valorizar nossa cultura”, afirmou o secretário estadual da Cultura, Melck Aquino.

Entre as pautas discutidas estavam a implementação da escola de artes, formatando a parceria público-privado; a propositura da criação de um concurso de talentos de música sertaneja, dando oportunidade para novas duplas e talentos; e a retomada do Festival Aberto de Música de Araguaína (Fama), que desde 2011 não é realizado na cidade. “É uma forma de descobrir novos talentos e trazer pessoas do Tocantins para competirem e de forma justa e fraterna valorizar o trabalho artístico que esses músicos tem”, destacou Aquino.

Melck Aquino vê Araguaína com bons olhos. “É uma cidade pujante, a segunda maior cidade do Estado. Do ponto de vista econômico, a mais importante! Daqui saíram vários artistas e tem gente despontando na música sertaneja, na literatura, no teatro”, afirmou o secretário.

Na oportunidade, o prefeito Ronaldo Dimas falou dos investimentos na cidade, as obras em execução e os projetos futuros. “Muitas dessas obras contam com o aporte financeiro do governo estadual”, pontuou o gestor.

Conferência

Durante a Conferência, foi a vez de apresentar o Sistema Estadual de Cultura para a classe artística de Araguaína, no intuito de reafirmar em que trâmites está a criação do Plano Estadual da Cultura, na intenção de descentralizar a distribuição de investimentos da cultura para todo o Tocantins.

Luara Aquino, que é assessora técnica da Secretaria Estadual da Cultura, acredita que com o Plano, que está na Assembleia Legislativa para aprovação e suscetível a revisão a cada 4 anos, vai proporcionar uma gestão mais participativa e com o lançamento de mais editais. “Todos terão acesso aos recursos federais de forma democrática por uma gestão pautada em políticas públicas traçadas a partir da participação social”, avaliou.

Segundo o prefeito, ouvir o cidadão araguainense e debater as demandas da cidade é uma ferramenta importante na construção do desenvolvimento. “Queremos pensar a cultura para que possamos efetivar projetos futuros, que vão de encontro ao que pensa a população do Tocantins”, finalizou Dimas.

Publicado: Data: 15/07/2015 Autor:Ascom