.: Prefeitura De Araguaina :.
Domingo, 08 De Dezembro De 2019 |    CLIMA: Sol e aumento de nuvens de manha. Pancadas de chuva a tarde e a noite. | Mínima: 22ºC | Máxima: 33 ºC



Cidadão Empresa Servidor Turista  

campanhas





NOTÍCIAS

Dimas ministra palestra em Semana de Engenharia em Araguaína

Publicado: Data: 20/05/2015 Autor: Ascom

aumnetar letradiminuir letratamanho original imprimir
Plants: image 4 0f 4 thumb

Durante a apresentação, o prefeito mostrou fotos, projetos e mapas de obras realizadas, contratadas e licitadas

Na noite desta terça-feira, dia 19, o prefeito Ronaldo Dimas foi um dos palestrantes na 1ª Semana Acadêmica de Engenharia do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Durante sua explanação, o gestor falou das projeções de investimento e de desenvolvimento urbano de Araguaína. O objetivo do evento foi demonstrar os esforços e a visão dos profissionais que atuam nas áreas de engenharia de produção, civil e elétrica, a fim de trazer conhecimentos adquiridos fora do meio acadêmico, como forma de extensão aos universitários.

Ronaldo Dimas também conversou com os acadêmicos de engenharia da faculdade e explicou como andam projetos específicos do Município. A diretora geral do ITPAC, Kelen Mônica, destacou que a palestra do prefeito foi esclarecedora e interessante. “Nossos alunos aprendem na sala a teoria e essa prática trazida pelo prefeito é importante para a construção do aprendizado desses universitários. Nós estamos numa academia e nada melhor que a vivência extrassala para contribuir para que sejam profissionais de sucesso no mercado”, disse.

Para o prefeito Ronaldo Dimas, trazer o conhecimento de mercado ao meio acadêmico faz parte da formação profissional dos novos engenheiros. “Eventos como este são fundamentais para dar uma visão mais ampla para todos do que acontece no dia a dia. A Engenharia é uma escola que abre possibilidades de trabalho em muitas frentes. Eu tive essa oportunidade e estou trocando experiência com as turmas da faculdade”, apontou. 

Matheus Fernandes Silva, acadêmico do curso de Engenharia Civil soube um pouco mais dos projetos para modernização, urbanização e mobilidade de Araguaína. “Conhecemos mais sobre a expansão da cidade, as recentes mudanças e o planejamento para o futuro”, afirmou.

A palestra

 

Como primeiro palestrante da noite, Dimas abordou aspectos da engenharia focados na implementação de Políticas Públicas para Expansão Urbana de Araguaína. Mostrou mapas, fotos de antes e depois e apresentou projetos executivos dos espaços já contratados e licitados no Município, destacando as práticas inovadoras em engenharia.

O prefeito iniciou falando da influência regional sobre cidades que estão na área de influência de Araguaína, como Imperatriz (MA) e Marabá (PA), destacou a importância do levantamento altimétrico e os aspectos dos córregos e bacias no Município. Relatou também as dificuldades de ocupação ordenada e os esforços do poder público em orientar novos empreendedores para a cidade.

Em seguida, Ronaldo Dimas explicou a diferença entre as áreas de proteção e preservação de nascentes. Ele explicou o novo limite do perímetro urbano e o Sistema Viário, um modelo de trânsito que vai facilitar e interligar os moradores a outros pontos de Araguaína. Ele destacou a importância das 13 zonas urbanas de Araguaína e os motivos de unir os equipamentos públicos como unidade básica de saúde, creche, centro de Assistência Social e Escolas de Tempo Integral.

Investimentos

Dimas falou dos investimentos em habitação na região sul de Araguaína, onde estão sendo construídas mais 3.400 unidades habitacionais e as recentes modificações no sistema público do transporte coletivo urbano. Também destacou os investimentos em videomonitoramento, aeroporto, aterro sanitário, Paço Municipal, Via Lago, Parque Cimba, Centro Poliesportivo Beira Lago, Distrito Agroindustrial e Parque Tecnológico, para modernização da cidade. Por fim, afirmou que a morosidade no poder público e a crise que atinge a economia brasileira tem afetado grande parte das obras em Araguaína. “Estamos nos esforçando para que tudo isso aconteça ainda nessa gestão”, disse ele.

Publicado: Data: 20/05/2015 Autor:Ascom







voltar